"(...)Meias verdades
E muita insensatez."

(Flora Figueiredo)

quinta-feira, 17 de julho de 2014

IGNORAR

"Ignorar: v.t. Não saber / Não conhecer por experiência; não praticar: ignorar a desgraça, a mentira. / &151; V.pr. Desconhecer-se a si próprio."
(Dicionário Aurélio)


O que é ignorar? É ver e não se importar. Olhar e fingir que não viu. Ou é olhar e esquecer. Não dá importância, passar despercebido. É perceber que não vale mais o esforço, que não vale mais a pena. O que é ignorar quando não é a gente que ignora?
A ligação que não completou, a mensagem que não teve resposta... Precisava mesmo de resposta?
Ignorar é pedir menos, se desprender do que ta sufocando. Ou é só deixar fluir. Não quero, não faço, não foi dessa vez. Um beijo, até a próxima. É assim que funciona?
Somos escravos dos nossos descuidos. Ler e não responder, não é esquecer. É ignorar. Não retornar aquela ligação, não remarcar o encontro que não deu certo. Uma sirenezinha ligada o tempo todo, que diz: Você foi ignorada com sucesso.
Fui ensinada a correr até conseguir chegar ao final. Mas nunca me disseram o que teria no meio do caminho.

terça-feira, 15 de julho de 2014

"A vida sabe como ser banal" (G. Nunes)

"A gente vive muito em voz alta. 
Mas às vezes, a gente não se ouve..." 
(G. Rosa) 



 Ainda ficaram faltando tantas coisas pra eu te dizer, que até já esqueci da metade. Que até já esqueci o porque dessa raiva, desse rancor no fundo do meu peito. Memória também é esquecimento, você me disse. Eu nem queria falar demais, mas as palavras foram saltando da minha cabeça direto para o fundo do seu coração. Eu me sinto como quando a gente está correndo da chuva. Não adianta, a gente vai se molhar de qualquer jeito, mas preciso correr pra casa. Eu entendo que eu nunca consigo encaixar as coisas, e sempre volto a estaca zero. E sempre digo que não cometerei o mesmo erro outra vez, que agora não, agora eu já aprendi. E lá vou eu com meu saco de maturidade que só serve para eu saber que, eu, geralmente, o deixo guardado no canto da sala antes de ir embora. De onde eu tiro essas coisas? Eu queria saber, eu juro.

terça-feira, 8 de julho de 2014

"Pra quê buscar recaídas, reviver o drama, mexer na ferida..."

"Isso se chama encarar a realidade, mas é isso que Amélie não quer."
(Trecho do filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.) 

As melhores palavras sempre são aquelas que nunca são ditas. As minhas cartas de amor extraviadas falam mais de quem sou do que sobre o meu amor.
E se você é o que eu criei aquele tempo inteiro, você também sou eu.
Sou eu que me suporto quando parece insuportável demais viver. Minha memoria e minhas palavras são o meu escudo contra os raios que teimam em cair no mesmo lugar.
Quando te vejo sofrer, me doo por inteira. Se não te vejo, também. Todas as vezes que eu olho para o lado, eu tento evitar olhar para trás.